segunda-feira, 14 de junho de 2010

Colonização & Arquitetura dos Incas


Em 1532, as tropas espanholas chegaram a Cuzco. Os conquistadores, liderados por Francisco Pizarro, atacaram a cidade e prenderam Atahualpa, o imperador inca. Atahualpa propôs a Pizarro que o libertasse em troca de todo o ouro que havia no Peru. O espanhol aceitou o ouro, mas traiu o imperador, mandando-o para a forca. Os incas ficaram enfurecidos e tentaram combater os invasores, mas os espanhóis estavam bem equipados com armas de fogo e um grande exército.

Machu Picchu era uma verdadeira cidade escondida nas montanhas. Os espanhóis nunca a encontraram. Ela só foi descoberta em 1911 pelo norte-americano Hiram Bingham, e hoje é uma das maiores atrações turísticas do Peru.


Mais de 10 mil pessoas viveram ali até o século 15. Construíram terraços, escadarias, palácios e templos de pedra, muralhas e fortalezas. No começo deste século, pesquisadores fizeram escavações em Machu Picchu e encontraram múmias e pedras usadas em cerimônias sagradas.

Ainda é um grande mistério como os incas fizeram uma cidade de construções tão sólidas. Não se sabe como os índios conseguiram levar as pedras até o topo de montanhas tão altas, nem como encaixaram as pedras com tanta arte e precisão. Uma das lembranças do povo inca, Machu Picchu é uma verdadeira cidade sagrada no meio da Cordilheira dos Andes.

Betina Napoleão Ferreira

3 comentários: